Este é um tutorial de um desenhista que eu acompanho bastante os posts dele, pelo que conversei com ele, ele faz cerca de um desenho por dia, e faz em menos de umas cinco horas por casa arte, veja no DA dele e confia o seu desenvolvimento e procure pelo mangá dele que é de Faroeste (se é assim que escreve), vale muito a pena, eu andei vendo os sketchs dele que também são muito bonitos e me ensinaram muito.
Esta passeando pelo DA e encontrei um tutorial de desenhista muito legal, espero que gostem e caso não entendam o inglês, e se precisarem da tradução, postem, que eu estarei traduzindo para vocês.
Alguns desenhistas preferem pegar um tema como histórias existentes, ou mesmo criar o seu próprio mundo e até mesmo dois mundos distintos, como o mundo real e o mundo a onde acontecerá toda a história.
Como base em dois mundos eu gostaria de mostrar o mangá/anime Dog's Day, que é em um traço shoujo muito bonito e muito bem colorido que conta a história de Shinku Izumi quie é um garoto comum e bastante atlético, estudante do Colégio Internacional Kinokawa, no Japão, e possuia uma vida normal até que foi "invocado" em um multo alternativo chamado Flonyard. As pessoas desse mundo se parecem muito com os humanos, exceto por um detalhe: elas possuem orelhas e caudas. Quem pediu que ele fosse trazido para o outro mundo foi Millhiore F. Biscotti, a princesa da República de Biscotti, para que ele ajudasse na guerra contra o Exército Leão de Galette. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dog_Days) E como demonstração de um anime com um mundo só eu vou usar Lucky Star que é a história de quatro garotas estudando no colégio. Tem como localização a cidade de Kasukabe na prefeitura de Saitama. A personagem principal Konata Izumi, é atlética e até inteligente (mesmo que ela goste de copiar), mas também levemente misteriosa e calma, que apesar das qualidades, não está em um clube de esportes e usa maneiras incomuns para se dar bem nas provas. Ela prefere ler mangás e jogar video game do que fazer a lição de casa. A série começa com as quatro personagens principais no seu primeiro ano de colégio: Konata Izumi, Kagami Hiiragi, Tsukasa Hiiragi e Miyuiki Takara. No decorrer da história, elas passam para o segundo e terceino ano. No entanto, quando o anime começa a história com elas inciando o segundo ano, outras garotas do colégio que são vistas na aberturas vão sendo introduzidas no decorrer da série. O roteiro geralmente inclui inúmeras referências com antigos mangás e atuais, animes e tokusatsu. Lucky Star faz parodia de alguns mangás e animes famosos, sendo mais comum a série Suzumiya Haruhi no Yūutsu (do qual Konata é fã), mas também vemos outras séries como Code Geass: Lelouch of the Rebellion, e até em um episódio aparece uma homenagem ao anime Fullmetal Alchemist.
Começando a criar o mundo e os personagens
Entre outros animes/mangás existem muitos estilos, este seria o primeiro passo para você começar a criar o seu mangá, escolher o estilo/tipo e era. Por examplo: Tempo atual, vão ser colegias, vão ser 4 personagens principais ( e é claro descreva tudo sobre as personagens, por ex mentalidade, como elas são de personalidade, use um site de signos, isso pode ajudar bastante, ou use algum amigo/amiga para se basear no personagem e altera algumas coisas para ficar interessante ou bem louco) Depois disso você já tem os personagem e precisa criar o mundo, bem o meu mundo vai ser no tempo atual, então eu vou escolher a cidade de Santos que fica no litoral para contar a minha história.
Agora já tenho 4 personagens e uma cidade para acontecer a história, agora preciso de um objetivo para a minha história, eu vou usar um bem simples, vou usar o objetivo que as garotas vão desinvolver poderes misteriosos depois de se banhar em uma praia escondida que fica na cidade vizinha a delas e que nesta cidade existem muitos monstros que estão possuindo as pessoas e querem dominar o mundo (básico), elas precisam encontrar o que está transformando as pessoas em monstro que vai ser um ovini que caiu no mar e esta nas profundezas do mar que banha a cidade de Santos, e as garotas vão se reunindo durante a história, e depois descobrem que são da mesmo colégio (isso é baseado em guerreiras mágicas de reyarth).
Já temos a história, o tempo, o local e objetivo, agora é só escrever e desenrolar tudo que vai acontecer. Você pode fazer isso de duas maneiras, se vc é um roteirista e gosta realmente de escrever, pode escrever toda a história do aconteceimento, criar uma história para cada um dos personagens, ouuuuu você pode começar disso e ir montando já um story board assim:
Desenhos do Almir Lopes
Antes de começar criando quadros e fazendo todo o seu mangá, SEMPRE, mais SEMPRE use como referencia outros quadrinhos de desenhistas profissionais, se vai fazer uma cena de luta, veja como ele usa os quadros, as onomatopeias e as sangrias de páginas, tudo num mangá é muito importante para ele ficar o mais bonito possível.
Alguns desenhistas usam fotos como cenário só que eles fazem um tratamento nelas para parecerem que foram desenhadas, e reticuladas, isso é completamente compreensivo não é nada contra as leis, você está tratando uma imagem também e ela vai ficar bonita do mesmo jeito, só que você precisara de fotos referência de todo o local que você irá usar, e depois é só usar alguns quadros com poucos detalhes do local quando for dar um enfase, ou uma exclamação de fala no personagem, ou até mesmo um susto.
Finalizando
O mais importante antes de começar a montar um mangá é você ter um objetivo e saber como vai começar a história e como vai ser o meio e o fim, nem que seja da primeira saga, ou das primeiras 20 páginas, mais seja organizado, se junte com os amigos, faça isso se divertido, não faça por obrigação.
Quando começar a finalizar as páginas, tenha em mente, que os quadros estejam certos, que você não precise alterar nada, que todos os quadros já estejam com cenário e balões se você for faze-los a mão. Alguns mangakas hoje em dias estão fazendo todo o trabalho no computador, usando alguns programas tais coo photoshop, e mangá estúdio. Muitos desenhistas ainda referem fazer todo o desenho a mão e só tratar sombras/ reticular no computador, que no Brasil é algo muito difícil de encontrar estas tais retículas.
Desenhos do Eric Soares
Tome cuidado com os balões e se possível já escreva + ou menos o que será escrito depois, ou editado no computador, sempre quando vejo balões cheio de falas e apertador imagino que o mangaka que escreveu aquilo realmente não sabia exatamente o que iria falar, ou pior, ele não sabia se precisaria de um balão ou 3.
Pos-Produção
Depois de criar todo o desenho você precisa começar a pintar, sombrear, reticular, e colocar alguns detalhes no desenhos, como já foi dito acima, alguns desenhistas usam o mangá estúdio e o Photoshop, para colocar reticular no photoshop, você pode está procurando pelo nome "reticula" no google e usar-las.
É bem simples de usar, você copia a imagem, joga por cima da sua imagem já scaneada e muda a opacidade deixando ela mais clara ou mais escura, assim você pode fazer cores diferentes, e efeitos diferentes também, ou você pode usar outros modelos que também se encontram no google.
Efeito de retícula no GIMP
Efeito de retícula no Photoshop exportado do Mangá Estudio
Mangá Estúdio Tutorial
Espero que tenham gostado, e não esqueçam de compartilhar nos grupos de desenhistas isso é muito importante para mim para que eu possa continuar criando novos posts, obrigado o/
A princípio eram utilizadas na arte da caligrafia, mas com o tempo, os mangakas tiveram contato com este poderoso material e logo a pena se tornou uma das principais ferramentas usadas na finalização dos desenhos. O que mais agrada a nós artistas, é o fato de poder obter o efeito conhecido como fino-grosso, variação da espessura do traço conforme o aumento da pressão na pena.
As penas mais conhecidas e usadas no âmbito do mangá são a G-pen, Maru Pen e Kabura Pen.
A G-pen é bastante flexível, logo com ela podemos obter uma grande variação no traço, desde o fino até o muito grosso. A considero bastante versátil devido a esta capacidade.
Ela é usada principalmente na finalização de personagens.
Possui este nome devido ao G gravado nela. Aqui no Brasil ela se chama G-41.
Lembre-se se não tiver um G não é G-Pen!
Com a Maru-pen podemos fazer traços bem finos, podemos também fazer traços grossos. Sua especialidade com certeza são os traços finos.
Devido a isto, usamos em fundos e detalhes.
Possui este nome devido ao fato de que se você olhar fundo dela, verá uma forma circular, círculo em japonês é maru. Aqui no Brasil ela se chama Pena Mosquito ou Mosquitinho.
A Kabura-pen é menos flexível, por isso você não consegue brincar muito com as linhas, seu traço é bastante estável.
Creio que esta não existe no Brasil, mas eu tenho uma equivalente: Pena Caligráfica Arte Final
Ouvimos bastante sobre estas ferramentas em Bakuman:
Um Anime/Mangá que fala justamente sobre a vida de um mangaká. Ele é feito pela dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (os criadores de Death Note).
1-Pena Caligráfica Arte Final (Kabura-pen)
2- Pena G-41 (G-pen)
3- Pena General (muito boa para efeitos )
4- Pena Mosquito (Maru-pen)
Vale lembrar que a Kabura também pode ser encontrada pelo nome de Saji(JAP) ou Turnip(USA).
Lembrando que as melhores marcas de bicos de pena são Tachikawa Nikko e Zebra.
Geralmente os bicos de pena da Zebra fazem traços mais "duros e firmes" e os da nikko parecem ter pontas mais "maleáveis" que fazem um traço mais fácil porém + grossos.
Vocês devem estar imaginando o porquê de eu ter enrolado fita adesiva nelas, por isso já digo que elas não estão quebradas!
Foi feito isto primeiramente porque com o suporte a mão fica mais confortável e também porque se você usar sem algum suporte você terá calos no dedo médio. Muitos mangakas fazem isto principalmente com fita adesiva que é muito mais prática.
Uma dica para limpá-las e retirar toda a tinta encrustada é mergulhá-las em um pote com água e adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio.